A temática da família sempre interessou os cientistas sociais. Contudo, a Sociologia da Família foi inicialmente um ramo do saber sociológico relativamente pouco desenvolvido. Atualmente, representa uma área que tem tido um grande crescimento e sido tema de numerosas pesquisas, já que a família, para além de continuar a ser considerada uma instituição social básica, passou também a ser vista como uma instituição onde se cruzam outras especialidades da Sociologia, como o Trabalho, o Lazer, a Educação, a Religião, entre outras.
Este livro surge assim com o principal objetivo de abordar as questões da Sociologia da Família de uma forma simples e ao mesmo tempo rigorosa. Cada capítulo apresenta os principais conceitos e teorias sobre a família, fundamentados pelos dados estatísticos mais recentes, e terminando sempre com um conjunto de atividades e sugestões bibliográficas para aprofundamento da matéria.
Trata-se de uma obra que procura servir de guia de estudo aos estudantes desta área do saber, sendo igualmente útil aos profissionais (sociólogos, assistentes sociais, antropólogos, psicólogos, mediadores, profissionais de saúde, entre outros) que lidam com as questões da família nos mais diversos contextos. Para além da sua utilização académica e profissional, o livro destina-se igualmente ao público em geral interessado nesta matéria.