As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que sem elas nossa civilização teria poucas chances de sobrevivência. Constituem, ao lado dos indivíduos, agentes sociais que intervêm de diversos modos no nosso cotidiano. Nesse sentido, são objeto de estudo da Sociologia das Organizações na sua interação com outras organizações, com outros indivíduos e nas relações sociais internas que lhes dão razão de ser. Este livro aborda as organizações como unidades sociais, complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas quesão apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade. A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as organizações econômicas pré-capitalistas - guildas, manufaturas e companhias de comércio -, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade social organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor. Além de tratar dos tradicionais temas da teoria organizacional como as diferentes abordagens - clássica, humanista, sistêmica, contingencial; a estrutura organizacional; podere conflito; cultura e clima organizacional; mudança e inovação e ambiente organizacional, entre outros.