Este livro pretende convidar o leitor a um campo de reflexão que tem muito a contribuir para a compreensão do homem contemporâneo, a partir do pensamento de autores que já se tornaram clássicos na área das ciências humanas. Indiscutivelmente, a Educação pode ser um meio privilegiado de emancipação - o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade e dos indivíduos - e um instrumento que capacita o homem a determinar o seu presente e preparar o seu futuro. Permitir a reflexão sobre essas possibilidades, mediante as perspectivas criadas pelas aproximações entre Sociologia e Educação, é o objetivo desse livro. Busca-se, assim, compreender como se estruturam as nossas condutas no complexo contexto social para que o leitor possa desenvolver uma postura crítica que se traduza em ações autônomas na vida social e no campo da educação. Para a Sociologia, nada há que seja natural neste mundo de indivíduos, nada que não seja uma construção coletiva, nenhuma idéia que se sustente solta no ar, sem que se possa associá-la ao nosso tempo ou ao modo como fabricamos nosso destino. Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade, e ainda que as preocupações de Comte, Durkheim, Marx, Weber, Elias, Adorno, Bourdieu e Foucault não estejam voltadas exclusivamente para a educação, elas permitem extrair novas perspectivas para a prática pedagógica. As leituras e interpretações aqui apresentadasabordam questões pertinentes ao cenário atual da educação, não na ambição de responder todas as questões, e sim para caracterizar uma introdução que, revestida de uma conotação didática, possibilite fazer o ir e vir entre o conceitual e o cotidiano,entre os exemplos e a teoria, entre as polêmicas e o consenso. Como é característica de textos introdutórios, os atores se preocuparam em apresentá-los de forma sintética, estruturados de forma, ao mesmo tempo, geral e simples, evitando, no entanto,