Este livro trata de um dos temas fundamentais para a categoria dos e das Sociólogas brasileiras. O sonho da obrigatoriedade do ensino de Sociologia em todas as mais de 30 mil escolas públicas e privadas no país vem se tornando realidade desde pelo menos 2009. Fruto da luta de 11 anos de todos os sindicatos de sociólogos, nossa Federação Nacional e entidades de docentes, hoje vivemos uma realidade nova no país.
Nesse sentido, decidimos oferecer aos professores de Sociologia, aos e às sociólogas de todo o país, bem como estudantes, pesquisadores e historiadores, esta obra, cujo conteúdo apresenta:
• História da luta centenária pela obrigatoriedade do ensino de Sociologia;
• Avaliação dos cursos de formação de professores de Sociologia;
• História de todas as iniciativas legislativas pela obrigatoriedade do ensino de Sociologia;
• As razões políticas do veto em 2001 por FHC da obrigatoriedade;
• Análise das OCNs e a questão do programa mínimo nacional;
• 30 Anexos de grande utilidade aos professores, como a Lei da Obrigatoriedade, pareceres do CNE, propostas de programa, bibliografias completas, propostas de cursos de formação e mais quase uma dezena de pequenos artigos sobre a justificativa importância da disciplina, carga horária, quem pode lecionar, concursos públicos etc.
Uma obra de referência que irá contribuir para o fortalecimento da nossa ciência, a Sociologia no Ensino Médio em todo o Brasil. Esperamos com isso dar a nossa contribuição para os milhares de docentes que estão nas salas de aula.