O trabalho implica afeto. Este livro é fruto de uma pesquisa transbordada de afeto desde o seu planejamento até a sua produção final. Analisar a subjetividade no trabalho de cuidadoras e cuidadores sociais de Manaus, com vistas à promoção de saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores participantes, foi o principal objetivo que deu origem a esta obra, que foi desenvolvida com a realização de mestrado acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Sob o olhar da Psicodinâmica do Trabalho proposta por Christophe Dejours, a dinâmica do trabalho de cuidar envolve a expressão da subjetividade da trabalhadora e do trabalhador e sua construção de identidade, e, dessa forma, o trabalho pode se apresentar como experiência de sofrimento e realização.
Tamara Menezes argumenta que o sentido e a subjetividade no trabalho de cuidar estão implicados respectivamente na responsabilidade e no afeto produzidos na realização da atividade de trabalho. O livro caminha por meio de uma contextualização histórica e social do trabalho de cuidar e dos serviços de acolhimento no Brasil, dos conceitos pertinentes ao estudo e dos aspectos metodológicos sobre a Clínica do Trabalho e da Ação, aborda a construção dos Relatos Clínicos e a operacionalização da pesquisa, apresentando a interlocução entre a teoria e a prática clínica.
A intenção foi ultrapassar a descrição do trabalho prescrito, perpassando o trabalho vivo, seu fazer e seus modos subjetivação no trabalho, que foram pontuados por meio dos discursos construídos no espaço coletivo da fala na Clínica do Trabalho adaptada ao contexto pesquisado e, por meio desses discursos, transformar a realidade do trabalho de cuidar.