Teatralidade e corporeidade misturam-se, dando ensejo a um novo fazer teatral, a uma nova forma de expressão artística e que traz consigo uma nova visualidade e um novo entendimento: o Teatro Físico. Este livro busca acompanhar o desenvolvimento do Teatro Físico. A prospecção histórica principia no surgimento do conceito, cujo ponto ´germinal´ é a junção entre teatralidade e corporeidade, explicitada no próprio termo que designa esse modo de fazer teatral. Aspectos da institucionalização do Teatro Físico são considerados, observando sua relação com a sociedade e com a cultura do teatro e da dança - em especial, tendo em vista diferenças e semelhanças entre o Teatro Físico e a Dança-Teatro -, a fim de estabelecer as particularidades de suas propostas. Aspectos educacionais (formais ou não) do Teatro Físico são discutidos a seguir, com destaque para a importância da pedagogia de Philippe Gaulier, Jacques Lecoq e Monika Pagneux. O ´estado atual´ do Teatro Físico é explorado, tendo por base sua presença nos festivais de teatro e sua influência nos cursos de formação em teatro, inclusive na Academia. O livro inclui, ainda, a descrição dos grupos de maior destaque no cenário mundial e nacional, formando um panorama da prática dessa nova modalidade de expressão na atualidade e trazendo, por fim, a relação entre corpo, conhecimento e cultura, no processo de comunicação estabelecido por esse modo de fazer teatral.