A Brasscom busca, incessantemente, acompanhar e liderar as transformações que vem no bojo das novas tecnologias. Neste sentido, e tendo como lastro o nosso propósito de trabalhar em prol de um Brasil Digital, Conectado e Inovador, adotamos uma nova razão social. Agora somos a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais. Nossas prioridades estratégicas estão estruturadas em três pilares:
Tributação, Emprego e Competitividade.
A retomada da economia depende de reformas estruturantes, que visem competitividade. Precisamos de políticas públicas, voltadas a racionalização do sistema tributário, contemplando redução da tributação sobre o trabalho, energia e telecom; à geração de emprego qualificado; e a eficiência do Estado, por meio de um governo digital. O crescimento passa, pelo setor de TIC e pelas Tecnologias Digitais.Formação de Talentos em Tecnologia.
O país vive uma crise de insuficiência de profissionais para o setor de TIC e de Tecnologias Digitais. Os desafios são: despertar, nos jovens e nos adultos, o interesse por tecnologia; prover formação técnica e capacitação socioemocional; cuidar de um ambiente de diversidade nas escolas e nas empresas. Os brasileiros têm vocação para a tecnologia! O desafio descortina-se em oportunidade para o Brasil.
Vida e Cidadania na Era Digital.
A fenomenologia da era digital está por toda parte. Smartphones, apps e plataformas são parte do nosso dia a dia. Os modelos de negócio tornam-se intensivos em dados, aumentando a importância proteção de dados pessoais. A inteligência artificial, o 5G, a IoT, a telemedicina, e a agricultura digital e nos impulsionarão para novas oportunidades. A segurança da informação e segurança jurídica são essenciais usufruirmos a vida no exercício e cidadania.
Laercio Cosentino
Presidente do Conselho de Administração
Fundador e Presidente do Conselho do grupo TOTVS