(...) a era digital e a pós-televisão têm no horizonte um novo modelo de comunicação audiovisual que, muito provavelmente, entrará em nossas casas sem nos termos dado conta das impurezas do "velho" meio generalista, analógico e de certo modo "autista". Trabalhos como o de Manuel João Vaz Freixo contribuirão grandemente para superarmos essa linha do desconhecido e nos abalançarmos a melhor enquadrar e pensar essa nova era do audiovisual, que é, sem dúvida, uma era de convergência de tecnologias e de discursividades, mais complexa no seu dispositivo do que a própria televisão o é. Consciente destas realidades e desta analítica, esta obra (...) sobre a utilização da televisão no contexto educativo - intitulado significativamente A Televisão ea Instituição Escolar - os Efeitos Cognitivos das Mensagens Televisivas e a sua Importância na Aprendizagem, para além de uma preocupação teórica e epistemológica, tem também um objectivo empírico extremamente claro, facto que é de assinalar, muito em particular no contexto de uma dissertação de doutoramento num domínio emergente como o das ciências da comunicação. Nela se procura pensar, num primeiro momento, as diferentes contribuições provenientes do âmbito da sociologia, da teoria da comunicação audiovisual e da teoria da televisão, no fundo, da epistemologia da comunicação aplicada ao estudo de caso aqui em presença. E desde logo, no que concerne às práticas, discursos e modelos televisivos, construindo um método analítico que problematiza os novos ambientes e dispositivos logotécnicos, performativos e instrumentais, de enorme complexidade, criados pela "máquina" televisiva nessa interacção com o campo da educação e pelos seus processos de enunciação do real. Num segundo momento,definindo as suas opções metodológicas, aplicando no terreno os seus princípios e procedimentos e apresentando os resultados do estudo empírico.