Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, não somente à capacidade de
estar fisicamente apto.
A abordagem do envelhecimento ativo proporciona uma base para o desenvolvimento de estratégias locais, nacionais e globais sobre a população que está envelhecendo. Ao reunir os três pilares para a ação de saúde, participação e segurança, oferece uma plataforma para uma construção consensual que abrange as preocupações de diversos setores e de todas as regiões. A Organização Mundial da Saúde argumenta que os países podem custear o envelhecimento ativo se os governos implementarem políticas e programas de envelhecimento ativo que melhorem a vida dos idosos.
Os artigos escritos neste livro por especialistas em envelhecimento ativo contribuirão certamente para melhorar as condições de saúde e aumentar a participação das populações que estão envelhecendo, ao mesmo tempo em que poderão auxiliar os idosos para que tenham segurança, proteção e cuidados adequados quando precisarem de assistência.