Uma reflexão sobre as compulsões e o tempo em que vivemos
Tempos compulsivos reúne reflexões sobre um tempo de respostas exaltadas, de opiniões apressadas, desabafos públicos e de uma busca desmedida e imediata pelo prazer. Partindo de¬ considerações acerca de nosso estilo de vida, de nossas demandas, de tudo aquilo que se vai incorporando ao cotidiano sem percebermos, constata que essa aceleração resultou tanto no crescimento de compulsões, como das depressões e dos quadros de violência.
Pesadas rotinas de trabalho, compromissos presenciais e virtuais, incontáveis afazeres apontam para o fato de que a vida não cabe mais nas 24 ¬horas diárias. Somos hoje impostos a uma extrema aceleração na maneira de viver e de pensar. O resultado é só um: pessoas exaustas, sobrecarregadas, estressadas, muitas vezes “gritando” silenciosamente por socorro.
Neste livro, a psicanalista Sandra Edler se debruça sobre depoimentos de pessoas que sofrem deste mal e estabelece uma relação entre nosso modo de vida e o crescimento de compulsões pelos mais variados elementos, como alimentos, exercícios, dinheiro, compras, uso da internet, jogos, sexo e até mesmo trabalho. Em algum momento, ultrapassamos uma linha tênue e o que poderia parecer apenas um hábito, passa a tomar conta de nossa personalidade.
Quem sabe, após a leitura deste livro, consigamos parar um momento, repensar o dia a dia, rever posições e tomar outro caminho, contrário à desesperança, à intensidade desmedida e ao desespero.SANDRA EDLER é psicóloga e psicanalista, formada em psicologia pela PUC-Rio. Realizou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em teoria psicanalítica da UFRJ. Desde o fim dos anos 1980, atua como psicanalista em seu consultório particular. Durante o doutorado e nos anos seguintes, realizou ampla pesquisa sobre as depressões na contemporaneidade e publicou, em 2008, Luto e melancolia: à sombra do espetáculo, pela Civilização Brasileira. Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado à articulação da psicanálise com a literatura – seus mais valiosos instrumentos para abordar os Tempos Compulsivos.