Este livro, Teologia Africana em Perspectiva: Religiosidade, Cultura e Política, é, desta forma, fruto da nossa caminhada enquanto africanos e crentes em Deus, outrora nascidos, emergidos e inseridos no contexto africano, mais precisamente no incurso dos povos bantu entre as comunidades ovimbundos Angola, agora envoltos pelas experiências das comunidades africanas diaspóricas e afrodiaspóricas. É a partir dessas duas realidades que nos voltamos para o contexto no qual nos viu nascer, crescer e pertencer de maneira a teologizarmos segundo este contexto: o africano de forma geral e o angolano de forma particular.
Teologizar de forma africana se configura num grande e instigante desafio para o(a)s teólogo(a)s que decidiram enveredar em um caminho a priori tido pela academia como sendo um labor teológico periférico e marginal: a denominada teologia cristã africana. O desafio que se impõe a nós, teólogo(a)s africano(a)s, surge não só pela magnitude e complexidade desse tipo de saber, mas também pela vastidão, diversidade e complexidade desse continente chamado África, recheado de suas imensas riquezas culturais, religiosas e históricas.
Posto isso, apraz-nos dizer que, neste livro, procuramos revisitar a história da teologia cristã contextual africana, fazendo uma releitura não só da sua história, mas também em torno da compreensão dos processos hermenêuticos e metodológicos que perpassam todo o fazer teológico africano.
Os Autores