Recomendo, pois, a leitura desta obra aos que estão envolvidos com a mística e a poética; com a docência e a aprendizagem da teologia, a filosofia e outras ciências humanas; aos que se ocupam com a arte da existência e suas múltiplas modalidades e cores; aos que cultivam a espiritualidade cristã e não-cristãs; aos que buscam Deus de coração sincero, desejando e se empenhando pela construção de um mundo mais justo e mais humano, para que seja realizado na história o Reino de Deus anunciado por Cristo!
Prof. Dr. Donizete José Xavier
André é daqueles teólogos que unem "fé e vida" e anunciam a possibilidade de as igrejas trilharem outros caminhos que não o da autorreferencialidade. Com efeito, o cristianismo pode ser mais tolerante, menos fundamentalista e autoritário do que aquilo que se percebe atualmente. Crescer na fé cristã pode ser, simplesmente, crescer em humanidade, em que as pessoas e comunidades são capazes de se encontrar, dialogar e conviver pacificamente. Aqui o testemunho de André conta também, e que o leitor possa, inspirado por seu pensamento, trilhar caminhos semelhantes.
Prof. Dr. Antonio Manzatto
A reflexão de André Anéas certamente dará muitos frutos para os estudos da mística, estimulando novos caminhos e reflexões sobre esta experiência humana tão profunda e que hoje alarga suas fronteiras e gera relações sempre mais ousadas e dialogais. Traz igualmente um excelente estímulo ao ecumenismo, demonstrando uma vez mais que quando se trata da experiência mística as fronteiras são ultrapassadas e se tornam flexíveis, gerando diálogo e relação. A Teomística certamente tem um grande futuro nos estudos filosóficos e teológicos, e dentro deles, nos estudos da mística. E o trabalho de André Anéas é pedra fundamental nesse futuro.
Profa. Dra. Maria Clara Bingemer