Este livro mostra que, mesmo nas séries mais avançadas, como é o caso do ensino fundamental e do ensino médio, pode-se (e deve-se) pensar no homem completo, construir o homem integral e viver as dimensões da multiplicidade e da biodiversidade. Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar o outro. Todo livro que se propõe apresentar práticas para execução diárias na sala de aula corre o risco de ser mal interpretado, de ser tido como receituário e, portanto, fechado demais. A proposta do autor é apresentar uma prática em psicomotricidade que possa ser aplicada em clínicas, centros de formação e de reequilíbrio corporal e principalmente sala de aula. Tudo com a intenção de ser apenas uma referência, não uma fórmula. Escrito de forma direta e clara, as propostas apresentadas neste livro podem ser adaptadas, reformuladas ou justapostas a outras tantas formas de trabalho e também outras maneiras de pensar e de construir dinâmicas de elaboração psicomotora. Geraldo Peçanha de Almeida apresenta experiências de sua atuação de professor regente de educação infantil, de séries iniciais e também de ensino médio e deixa o livro o mais próximo possível da realidade do trabalho do profissional que quer fazer da psicomotricidade um instrumento facilitador da aprendizagem.