O estudo de Teoria Geral do Estado e Ciência Política é imprescindível para compreendermos a forma como são estruturadas as instituições políticas da sociedade em que vivemos, sendo de especial importância aos estudantes de qualquer ciência humana.
Diante disso, esta obra apresenta um estudo aprofundado sobre o Estado e as mais relevantes instituições políticas. Nessa tarefa, analisa os aspectos históricos do surgimento do Estado moderno e os motivos pelos quais se obedece à ordem jurídica estatal, trabalhando os conceitos de justificação, legitimidade e legalidade do poder. Ainda, expõe de maneira didática e objetiva, os elementos constitutivos do Estado, incluindo discussões acerca do exercício efetivo da soberania na atual conjuntura política internacional.
Adicionalmente, discute conceitos clássicos e também abordagens críticas sobre as instituições políticas e os mais relevantes fenômenos que permeiam o exercício do poder em nossa sociedade, tratando de questões como formas e sistemas de governo, sufrágio, voto, partidos políticos, sistemas eleitorais e partidários, além de outros temas ligados ao fenômeno político de nosso tempo, como a burocracia, a tecnocracia e os grupos de interesse e de pressão. Traz, ademais, uma visão atual sobre os diferentes regimes políticos (democráticos e autocráticos) e os conceitos de revolução e golpe de Estado.
Como diferencial, apresenta uma visão crítica e atual acerca das transformações políticas e sociais verificadas nas últimas décadas, incluindo, nesse contexto, os possíveis impactos advindos do uso das tecnologias surgidas no âmbito da Quarta Revolução Industrial.