Teresa tem uma tartaruga foi especialmente pensado para crianças pequenas. A narrativa é simples e ambientada no lar da doce menina Teresa, que também é uma criança pequena. As ilustrações retratam locais diferentes como o quintal, onde a tartaruga de Teresa bota seus ovos, a garagem, o jardim, a cozinha, ambientes conhecidos e que podem ser paralelos aos dos lares dos pequenos leitores, gerando familiaridade. Logo na abertura Teresa e sua tartaruga, a Tatá, são apresentadas. Não é por acaso que o nome do bichinho tem fonemas repetidos com a primeira vogal do alfabeto combinada com a letra t. Os ovinhos eclodem e vão aparecendo os lindos filhotinhos de Tatá, um em cada dia da semana e em lugares diferentes da casa. Na segunda-feira vem a primeira tartaruguinha, achada pela menina na garagem e por ela nomeada “Tetê”. Então começa a progressão dos dias da semana, dos nomes formados por fonemas repetidos com a letra t e as demais vogais do alfabeto, e também vai ocorrendo a evolução numérica dos bichinhos. O texto ressalta o número total de tartarugas formado a cada aparição, e as ilustrações representam claramente os animais para que possam ser contados pelas crianças. A repetição da situação em progressão, a musicalidade dos fonemas e a evolução dos dias da semana são elementos importantes para que a leitura da obra seja muito divertida.