A obra apresenta uma análise da matéria cambiária, à luz da doutrina e da jurisprudência atualizada, e enriquecida com esquemas ilustrativos, principalmente quanto à circulação dos títulos de crédito.
O autor teve o cuidado de tornar a linguagem acessível aos estudantes de graduação e aos candidatos ao Exame da OAB e concursos públicos, sem descuidar de tornar esta obra fonte de pesquisa para os operadores do Direito.
Consoante bem ressalta o Prof. Sérgio Campinho no prefácio deste trabalho, trata-se de “uma obra já consagrada, rica na dogmática do direito cambiário e de visão atual e crítica de seu autor, resultado de décadas de dedicação ao magistério conjugada com o exercício da advocacia empresarial. As nove edições são testemunho invulnerável da constatação. O seu Títulos de Crédito tem se mostrado, ao longo das edições, como fonte de consulta indispensável para os estudantes e profissionais do Direito. Prova disso são as suas inúmeras e constantes citações em trabalhos doutrinários, peças processuais e decisões de nossas Cortes Superiores”.
A principal novidade desta edição é a inclusão do novel Capítulo 15, o qual examina as espécies de títulos de financiamento: a) Cédula, Nota de Crédito e Duplicata Rural; b) Cédula e Nota de Crédito Industrial; c) Cédula e Nota de Crédito Comercial; d) Cédula e Nota de Crédito à Exportação; e) Cédula Hipotecária; f) Letra Hipotecária; e g) Cédula de Crédito Bancário.