Caro(a) professor(a),
A função primordial da Literatura é despertar a fruição e a imaginação dos leitores. Para além disso, um bom livro literário também proporciona inúmeras maneiras de se avançar na alfabetização de crianças que estejam inseridas no Ensino Fundamental (a partir dos seis anos de idade). Esse avanço se caracteriza por atividades ligadas ao texto. Nesse caso, no belo e importante texto do livro “Todos contra o vírus”, da Equipe Susaeta. Serão apresentadas algumas sugestões de atividades de Língua Portuguesa, respeitando a faixa etária de seus alunos e os conhecimentos já construídos, e temos certeza de que você as desdobrará em muitas outras ao longo do ano letivo, com a finalidade de que seus alunos construam uma alfabetização significativa e qualificada. Em primeiro lugar, é necessária a sua preparação, isto é, que você seja o(a) leitor(a) deste livro e faça descobertas que o(a) encantem e desafiem. Depois de sua preparação, você pode, na medida do possível, realizar as seguintes atividades:
Leitura do livro para todos os alunos
Para que a leitura aconteça da melhor maneira possível, organize um círculo com as cadeiras e peça às crianças para se sentarem. Escolha uma cadeira e sente-se também. O círculo é importantíssimo para que todos se observem e vejam suas reações diante de sua leitura.
Faça a leitura do livro utilizando todas as palavras escolhidas pelo autor. Não as altere, pois as crianças devem se acostumar com essas escolhas. Este é um procedimento que ajudará seus alunos a construírem seus comportamentos leitores. Quando terminar a leitura, passe o livro para a criança à sua direita e peça que ela o folheie, observando as páginas, as figuras e o texto escrito. Quando ela terminar, peça-lhe que passe o livro para a criança seguinte, até que todos tenham a oportunidade garantida de manusear o livro.
Comentário: este procedimento possui o nome de Roda de Leitura. Com ele, você terá condições de verificar as reações de seus alunos diante de um livro, nos momentos da sua leitura e do manuseio por parte deles. Não se esqueça de que, para essas crianças, você é o “modelo de qualidade” e a referência do papel de leitor, diante desse objeto social. Por isso, a primeira leitura, necessariamente, deve ser a sua. Tal procedimento contribuirá para o sucesso dessa atividade, assim como a escolha adequada de um dia da semana e de um momento de sua aula para que a leitura aconteça. Rotinizar e ritualizar a leitura de um livro é muito importante para crianças dessa faixa etária (dos seis aos oito anos, em média).
Desenho Infantil
Para o sucesso desta atividade, é necessário que você tenha à disposição folhas grandes de papel pardo e giz de cera (dos grandes e espessos). Deixe o livro no centro da sala e diga aos alunos que podem consultá-lo à vontade. Em seguida, apresente a comanda da atividade para todos:
• Vocês farão esta atividade em dupla;
• Vocês desenharão numa parte dessa folha o que mais gostaram do livro;
• Na outra parte, desenharão vocês dois (cada um(a) desenhará o(a) colega).
Quando as crianças terminarem, recolha os desenhos e diga-lhes que depois fará uma exposição com eles.
Comentários
Este procedimento enfatiza duas linguagens muito importantes para as crianças, e com a quais elas se comunicam frequentemente: a imagética e o movimento corporal;
Colocar os alunos em duplas – na medida do possível, um menino e uma menina – vai ajudá-los na socialização e na organização de um diálogo com assuntos pré-determinados: o texto do livro e seus gostos pessoais;
Quando as crianças chegarem para realizar a atividade, você já deve ter organizado: a folha de papel pardo dobrada em duas partes e uma caixa de giz de cera que serão entregues para cada dupla. Nessa faixa etária, o movimento de pinçar objetos está se aprimorando cada vez mais, porém ainda não é o momento de se apresentar a folha de sulfite e giz de cera (ou canetinhas) finos. Lembre-se sempre de que os movimentos corporais infantis vão do maior e mais amplo para o menor e mais elaborado, neurologicamente falando. Portanto, as dimensões da folha de papel pardo e do giz de cera espesso privilegiam todas as crianças, sem exceção. Desenhar o(a) colega fará com que as crianças enxerguem o(a) outro(a), admitindo a sua presença de uma forma lúdica e prazerosa, pois se trata de uma atividade da qual todos participarão. Com isso, você está promovendo a socialização de seus alunos, e também qualificando e estimulando a produção de discursos orais. Por fim, escolha um dia da semana e um momento de sua aula para fazer uma exposição de todos os desenhos, que deverão estar na altura das crianças para que possam observá-los e tocá-los melhor. Preste atenção nos comentários que surgirão ao longo dessa exposição.
Reconhecimento, escrita (com auxílio do(a) professor(a)) e leitura de letras e palavras
Para o sucesso desta atividade, é necessário que você coloque numa das paredes de sua sala (sempre na altura das crianças, facilitando a consulta de