Esta obra tem como principal objetivo fornecer um conjunto de estratégias e práticas para trabalhar com as famílias de crianças com necessidades educativas com idades compreendidas entre os 0 e os 6 anos de idade. Aborda um conjunto de preocupações das famílias que por sua vez se traduzem, com a ajuda dos profissionais de intervenção precoce, na otimização do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para além de apresentar a importância de intervir junto das famílias e de as envolver no processo de desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, o livro reúne um excelente conjunto de ideias práticas, baseadas na evidência científica e empírica e desenvolvidas por conceituados especialistas, que visam colocar em prática iniciativas eficazes. As estratégias apresentadas são úteis e variadas, indo desde a identificação das necessidades e pontos fortes das famílias, ao modo como dialogar com estas fornecendo informação, apoio e coaching, passando pela identificação das oportunidades de aprendizagem para as crianças nos seus contextos de vida diária e ainda pelas formas de ajudar as famílias a lidar com comportamentos problemáticos. Muitas das estratégias fornecem ainda materiais fotocopiáveis, tornando este livro numa autêntica ferramenta de intervenção precoce, que potencia o desenvolvimento de crianças e capacita as suas famílias, tornando-as mais autónomas e felizes.