Este livro vem coroar uma iniciativa pioneira da ABRACCINE.
Este projeto coletivo cobre de forma admirável enorme lacuna nos estudos da crítica de cinema no Brasil ao equilibrar abrangência e concisão, dada a pluralidade de pontos de vista expressos na montagem dos percursos próprios a cada estado da federação.
Os capítulos desta obra articulam seus panoramas em conexão com quadros culturais específicos, evidenciando traços comuns e diferenças no andamento destas histórias que compõem um painel revelador elaborado a partir de ampla experiência e pesquisa.
A própria pluralidade de configurações e de ritmos solicita este tratamento distinto, dando ensejo a uma história comparada que é inaugural, em particular no tocante à variedade dos momentos de consolidação da crítica de cinema como um gênero distinto face ao noticiário e à crônica.
Há um feixe de relações que compõe uma história da cultura cinematográfica na qual interagem cinefilia, cine-clubismo, linha editorial de jornais, criação de revistas especializadas, momentos da entrada em cena das universidades, perfis da exibição nas salas conforme tempo e lugar.
Delineia-se um campo de larga amplitude no qual a crítica tem cumprido seu papel formador, incluído o debate sobre as suas funções e sobre questões de método e de estilo. Não faltam referências a episódios de maior relevo, figuras de destaque, revistas de maior impacto e aos exemplos de passagem do exercício da crítica à realização de filmes, ou vice-versa.
Um ponto comum significativo: o diagnóstico de uma atualidade marcada pela expansão da crítica veiculada na internet – revistas on-line, blogs e sites específicos, um aspecto geral que não surpreende, mas traduz em dados concretos algo típico ao processo cultural em curso.
Resta o convite à leitura da contribuição inestimável que este livro nos oferece pela sua visão de conjunto apta a dar ensejo a comparações iluminadoras e incentivar novas pesquisas.
- Ismail Xavier