Uma ideia orientou a organização do livro — deixar as historiadoras contarem suas histórias, traçarem seus caminhos na construção do conhecimento propiciado por seus estudos bibliográficos e por suas pesquisas em fontes documentais.
Para além das trajetórias de formação e profissionalização, as historiadoras compartilharam variados temas de história econômica e do pensamento econômico, preciosos comentários sobre a historiografia e sobre as fontes documentais da pesquisa realizada em arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiras.
O leitor e a leitora encontrarão nas Trajetórias e memórias de pesquisadoras em História Econômica no Brasil. 30 anos da ABPHE uma leitura prazerosa sobre mulheres, memória e história econômica.
Este livro comemora os 30 anos da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), de uma forma inovadora ao
“mirar todo o campo de formação da história econômica brasileira sob a perspectiva de gênero e olhar por outra clivagem o papel constitutivo da
associação”.
Onze mulheres foram convidadas a evocarem livremente as memórias de suas trajetórias e o resultado mostra que “tais trajetórias ocorreram amiúde com conflitos implícitos ou que vieram à tona diante do papel esperado de subordinação da mulher ao papel de esposas e mães zelosas, vigente ainda nos anos 1960 e 1970 e mesmo no início dos anos 1980, quando ainda era anátema ser mulher desquitada.” Os registros trazem à tona episódios e passagens que saltam da memória para a escrita, ora divertida e alegre, ora triste e frustrante.
As novas gerações de historiadoras e historiadores econômicos vão encontrar nas memórias dessas professoras e pesquisadoras uma
preciosa agenda de temas diversos de história econômica, com referências comentadas à historiografia e às fontes de pesquisa, arquivos etc.