“O Tratado do amor de Deus é a revelação completa do espírito e do coração de São Francisco de Sales, no apogeu de sua genialidade e santidade. Ainda que, em si, a Introdução à vida devota seja uma verdadeira obra-prima, ela não passa, se comparada à presente obra, de uma radiosa aurora face ao sol do meio-dia.
Lá, o autor estava a se dirigir a todos os cristãos de boa vontade. Aqui, ele visa as almas especialmente eleitas, capazes de alçar vôo rumo à contemplação dos mistérios inefáveis da caridade de Deus por sua criatura. Esse doutor da Igreja parece investido da missão de anunciar aos gentios as riquezas incompreensíveis de Cristo, de ensinar aquele amor de Cristo que excede. Após ter mostrado como a caridade mergulha suas raízes nas profundezas da natureza e da graça, ele dela explica os desenvolvimentos, indica os principais exercícios e, de ascensão em ascensão, eleva-se até aquela perfeição do amor divino que consiste na união da alma com seu Princípio, união iniciada cá embaixo por meio da oração, consumando-se no Céu, nos esplendores da visão beatífica.
A preparação desse incomparável livro foi obra de predileção de nosso santo, tema de meditações de toda a sua vida, a “bela esmeralda” sobre a qual repousavam seus olhos em meio aos labores do apostolado. Resumo de estudos eruditíssimos e fruto de uma longa experiência, este Tratado é a história íntima da alma de São Francisco de Sales, uma das mais admiráveis criações da onipotência e bondade divinas. O ‘doutor da devoção’ aqui se revela como o doutor do amor divino, e desenvolve os princípios mais elevados do ascetismo, ao mesmo tempo em que lança luzes surpreendentes sobre as concepções as mais abstratas da teologia mística”.
— Dom Mackey, O.S.B.,no prefácio