Formado em Jornalismo, Jorge Fernando dos Santos estreou no mundo dos livros em 1984, com a coletânea Teatro Mineiro - Entrevistas & críticas. De lá para cá, publicou 50 títulos, teve dez peças teatrais encenadas e mais de 100 músicas gravadas com vários parceiros. Em 1989, venceu o Prêmio Guimarães Rosa, com o romance Palmeira seca (adaptado para teatro e minissérie, dissertação na Itália, lançado também na Argentina).
Em 2006, foi finalista do Prêmio João de Barro, com o conto As cores no mundo de Lúcia. Em 2012, menção honrosa no Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, com o romance Condomínio Solidão. Em 2013, recebeu o Prêmio Rozini, com Ave viola - Cordel da viola caipira. Em 2014, finalista do Prêmio Jabuti, com a novela juvenil Alguém tem que ficar no gol. Em 2015, ficou entre os quatro primeiros no Prêmio APCA, com a biografia Vandré - O homem que disse não.
Travessia no tempo comemora 40 anos de trabalho com as palavras. Ao recordar passagens de sua vida – da infância em Venda Nova e no bairro Caiçara ao convívio com personalidades do jornalismo, das artes cênicas, música e literatura –, o autor nos dá
seu testemunho sobre a vida cultural em Belo Horizonte nas últimas décadas. O QR code em destaque contém uma playlist com algumas de suas canções.
https://jorgefernandosantos.com.br