Jorge Amado até hoje figura entre os escritores brasileiros mais lidos do país e mais traduzidos no exterior. E até mesmo ele, mestre absoluto em cativar multidões com sua prosa cristalina, reconhecia a supremacia da rima: “Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova”, afirmou certa vez o gênio baiano, pagando tributo a essa forma poética ligeira, essencial, nascida da cultura popular.
Encantada pela arte da trova – e também pela graciosa sabedoria de parlendas, trava- línguas, provérbios e ditos populares – a escritora Ciça convida as crianças a participarem da divertida ciranda de rimas que compõem seu mais recente trabalho, o livro Trincatrova, que acaba de ser lançado pela Editora Globo.
Numa sucessão de bem-humorados poemas, a autora explora toda a musicalidade da língua portuguesa para mostrar aos pequenos leitores que as palavras são, sobretudo, o mais instigante dos brinquedos. Esse passeio rimado por temas próximos do universo infantil – hora do almoço, avós, bichos de estimação, hora de dormir – é acompanhado ainda por belíssimas ilustrações, assinadas por Fabiola Capelasso.
A autora Ciça tem uma obra com mais de vinte títulos, em sua maioria voltados para crianças. Entre outros livros, lançou pela Editora Globo os títulos infantis A turma do Bixuxujo e A história de Natal do duende Dudu.