Um clássico que oferece dicas e orientações para você vencer barreiras, pressões, vícios acadêmicos... e simplesmente escrever!
Estudantes e pesquisadores escrevem sob pressão: dos prazos, do currículo, da obrigação de impactar. O resultado costuma ser uma prosa empolada, um tom acadêmico pretensioso e, com frequência, um bloqueio na escrita. Para ajudá-los nessas horas de aflição, o experiente sociólogo Howard S. Becker, conhecido por seu estilo informal e simples, escreveu esse Truques da escrita.
Um clássico que a Zahar torna enfim disponível para o leitor brasileiro, em edição revista e com prefácio especial do autor.
Sensível, divertido e inteligente, o livro apresenta ideias reunidas ao longo de décadas de pesquisa, escrita e ensino. A mensagem de Becker é direta: "a única maneira de começar a nadar é entrando na água". Para aprender a escrever, respire fundo e escreva. Revise. Repita.
O processo nem sempre é fácil. Becker expõe, com toques de humor, falhas e vícios acadêmicos como a verborragia, o abuso da voz passiva, o uso de expressões longas demais ("a maneira pela qual" em vez de um simples "como", por exemplo). Mas todos esses mecanismos fazem parte da estrutura social da redação acadêmica - e é aí que se encontra a chave para acabar com o medo de encarar "a Bibliografia", a opinião dos professores ou a comparação com os colegas.
Esse livro é ao mesmo tempo um manual que ensina os elementos da boa redação e um ensaio sutil e perspicaz sobre a organização social do saber acadêmico. Ao lado de Segredos e truques da pesquisa, é uma ferramenta permanente de enorme utilidade para escritores de todas as áreas, de alunos principiantes a autores com obras publicadas.