A nossa casa é o nosso refúgio, o lugar onde nos sentimos bem e em segurança e onde acreditamos que estamos protegidos das ameaças do exterior. No entanto, raramente temos consciência de que, entre as nossas quatro paredes, existem vários perigos capazes de colocarem em risco a saúde da nossa família. Uma Casa Mais Saudável, Uma Família Mais Feliz alerta-nos para os diversos fatores de risco ambiental a que estamos sujeitos, diariamente, nas nossas casas e também nos locais de trabalho. Este livro apresenta respostas, conselhos e soluções práticas para os problemas suscitados por aparelhos e instalações elétricas, radiações, produtos químicos, materiais de construçao ou até mesmo elementos de decoraçao existentes dentro de casa.
– À noite, caso queira manter o telemóvel perto de si para o utilizar como despertador, deve ativar o modo de aviao, para evitar as radiações emitidas pelo aparelho.
– Nao use o intercomunicador no quarto do seu bebé, pois este funciona com radiofrequências que emitem uma radiaçao tao intensa que pode interferir nos processos de desenvolvimento neuronal.
– A luz natural é essencial para o nosso bem-estar em casa. Tire partido dela o melhor que puder e adquira lâmpadas que se assemelhem à luz solar, ou seja, com um IRC superior a 90-95%.
– Idealmente, nao utilize o micro-ondas. Mas, se o fizer, mantenha-se afastado o mais possível, assegurando que as crianças permanecem noutro espaço enquanto este está em funcionamento.
– Caso viva perto de antenas ou radares com valores elevados de emissao, efetue uma correta blindagem dos espaços através de pinturas, cortinas, mosquiteiras metálicas, telas, vidros, etc.
– Existe a ideia de que as plantas naturais nos roubam o oxigénio dentro das nossas casas. Nada mais errado. As plantas naturais purificam o ar ao absorverem substâncias químicas muito comuns em nossas casas. Coloque uma planta de tamanho médio em cada 10m2, em especial nos locais onde passa mais tempo: quarto, sala e cozinha.
Marceli