Aos 11 anos de idade, Marcelo Luna era considerado sem futuro por ser usuário de drogas. A vida do menino que cresceu numa COHAB (conjunto habitacional popular) de São Bernardo do Campo – e que não sabia nadar - mudou completamente depois de ele subir numa prancha de surfe no litoral paulista, instante em que decidiu o que faria para o resto de sua vida: surfar.
Esta é a tônica do livro UMA ONDA GIGANTE, A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DO SURFISTA MARCELO LUNA (Folhas de Relva Edições, 136 págs.), que entra em pré-venda no site da editora nesta terça-feira, 7 de junho.
Da adolescência errática até hoje, Marcelo se formou em gestão comercial, com especialização em matemática financeira; tornou-se empresário, investindo R$ 480 mil para a carreira decolar; é gestor; empresário; palestrante; e o idealizador do projeto social “Meu Mundo, Meu Sonho”, cujo objetivo é inspirar crianças e jovens com dependências ou problemas disciplinares. Com dedicação em tempo integral, tornou-se um dos atletas de ondas gigantes mais conhecidos do mundo, com três indicações consecutivas ao Big Wave Awards (o Oscar das Ondas Gigantes, promovido pela WSL, a Liga Mundial de Surfe), nos anos de 2017, 2018 e 2019.
Hoje, é atleta profissional do Sport Clube Corinthians Paulista e, desde 2016, tem suas pranchas expostas no Museu de Nazaré, cidade portuguesa onde conquistou o estrelato.
Depoimentos:
“A primeira vez que encontrei Marcelo Luna foi em 2016 para fazer seu retrato para uma reportagem para a AFP, a Agence France-Presse. Tínhamos combinado de nos encontrar às 6h no porto de Nazaré, em Portugal. Era inverno, o tempo estava frio e úmido, e Marcelo se preparava para descer a “Big Mamma”, a onda gigante da Praia do Norte. Três coisas me impressionaram quando o vi pela primeira vez: seu tamanho, sua vontade e sua tranquilidade, especialmente sabendo que estava prestes a surfar a maior onda do mundo. Quando ele começou a me contar sua história, a jornada de sua vida, percebi que estava diante de alguém excepcional. Muito rapidamente fui arrebatado por sua coragem, resiliência e força interior. Marcelo se tornou para mim um exemplo, mas acima de tudo um amigo. Hoje ele está colhendo os frutos de seus esforços, está construindo sua vida profissional com sucesso e determinação, a mesma determinação que o fez sair da rua, das sombras para a luz.” (Jérôme Koichi Pin, da Agence France-Presse)
“Passei a acompanhar e a admirar as qualidades de Marcelo Luna, não apenas por causa de suas conquistas. Acredito que para se obter sucesso no esporte e na vida são necessários coragem, atitude e muito esforço - qualidades humanas que sempre admirei nas pessoas e que garantem todas as outras. Parabéns pela maneira que agora conta sua história, encorajando pessoas a lutarem pelos seus propósitos e objetivos.” “Rodrigo Minotauro, ex-lutador peso pesado e atual embaixador do UFC)
“É um orgulho muito grande termos o Marcelo Luna como atleta do Corinthians. Além de seu incrível talento como surfista especialista em ondas gigantes, reconhecido e admirado no mundo inteiro, Luna traz em sua trajetória a luta, a perseverança e a superação que marcam a nossa história desde 1910. Que o escudo do Corinthians viaje por muitos mares na prancha e no peito de Luna!” (Duilio Monteiro Alves, presidente do Sport Club Corinthians Paulista)