Um pouco de mim e de como me tornei umbandista:
Comecei a minha caminhada espiritual nos terreiros da Umbanda. Foi no ano de
1988, quando minha mediunidade aflorou que um dos meus mentores me aconselhou a procurar um terreiro de Umbanda para me desenvolver mais rapidamente.
Todos sabem que a Umbanda é uma das portas para o espiritismo e para o espiritualismo, para muita gente, e foi também “graças a Deus” para mim. Digo isso, porque sou apaixonado pela nossa querida Umbanda. Compartilho com você, amigo leitor, um pouco de tudo o que aprendi durante esses anos nas giras da Umbanda. Quem são os Orixás? Qual a missão desses espíritos? Onde vivem? Como devo exercer minha mediunidade? Como me tornar um sacerdote da Umbanda? Gira, terreiro, ponto cantado, ponto riscado, cambono, meu pai e mãe de cabeça, meu Eledá, a história da Umbanda, como surgiu? Como auxiliar meus guias? Tenho mediunidade de incorporação? Qual o propósito da Umbanda e muito mais, você vai conhecer nesse livro.
“Médium que não estuda, não serve para os espíritos”
Caboclo Ventania.
Coisas que você precisa saber:
Você não está fazendo nada de errado. Você está apenas conhecendo algo novo, uma nova vida religiosa. A nossa religiosidade é garantida por Lei. Estamos em busca de um mundo melhor, mais fraterno, mais amigo com mais dignidade e amor. Tenha orgulho de sua religião de Umbanda. Conheça os Orixás e seus fundamentos. Conheça as ervas. Tenha paciência e perseverança como aprendizado.
Busque conhecimento em seus orientadores físicos e espirituais. Não discuta religião sem fundamentos. Não se torne um chato fanático religioso.