Esta publicação pretende contribuir para imaginar uma universidade que seja mais democrática e eficiente, mais diversa e mais justa. Explora discursos, sistemas e ideais sobre a universidade do século XXI, tomando em conta as perspectivas criticas bem como aquelas mais otimistas. Este livro analisa os modelos de universidade, os processos de expansão e diversificação da educação superior, explorando outras possibilidades, outros discursos, outras perguntas. A iniciativa de reunir pesquisas que coloquem em discussão a própria Universidade e suas transformações numa coletânea de artigos acadêmicos é, sobretudo, corajosa. Sua importância também é inegável. Diante da relevância das discussões ocorridas sobre esta instituição no Brasil e no mundo, apresenta-se como uma obra mais que oportuna. Reúne artigos de autores de nacionalidades diversas, apresentando um quadro histórico e conceitual da universidade contemporânea, ao mesmo tempo em que descreve algumas experiências que vêm ocorrendo em diferentes lugares do mundo. Esta publicação pretende contribuir para imaginar uma universidade que seja mais democrática e também mais eficiente, mais produtiva e mais diversa, mais abrangente e mais justa. Enfim, explorar discursos, sistemas e ideais sobre a universidade do século XXI partindo-se do princípio de que esse processo tem que ser feito sem que se possa recorrer a perspectivas redentoras. O desafio é imaginar alternativas para o futuro da universidade evitando os olhares nostálgicos, mas sem esquecer as contribuições das gerações passadas.