O livro busca entender o uso do dinheiro por homens e mulheres na vida adulta, sob a perspectiva desta nova teoria, associada com a Psicologia Clínica, que obteve resultados interessantes, como se poderá observar ao longo do texto.
O Capítulo 1 apresenta definições sobre o que é dinheiro, a Psicologia do Dinheiro e as escalas de medida, incluindo a Money in the Past and Future Scale (MPFS) e a Money Beliefs and Behaviour Scale (MBBS); usadas pela primeira vez no país, se revelaram ótimas ferramentas de pesquisa sobre dinheiro.
No Capítulo 2, o texto discorre sobre atitudes, crenças e valores que envolvem o uso do dinheiro. O Capítulo 3 faz a revisão da literatura envolvendo atitudes e valores em relação ao dinheiro, momento em que as autoras abordam a influência da família, do período de desenvolvimento e do gênero. Foram apresentados trabalhos que mostram as diferenças entre homens e mulheres no que se refere ao uso do dinheiro, assim como os aspectos ligados ao desenvolvimento individual e familiar, finalizando com temas associados ao endividamento.
A seguir, a obra apresenta a proposta de pesquisa, seu objetivo geral, seguidos pela exposição detalhada dos resultados e, por fi m, o delineamento de algumas conclusões.
Obra recomendada para todos os profissionais envolvidos na área de finanças e de família, principalmente aqueles que trabalham com educação financeira. Leitura complementar para as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento Adulto e Ciclo Vital Familiar em cursos de Economia e Administração dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como para diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais e interessados em conhecer a Psicologia do Dinheiro e sua interface com as áreas de família e desenvolvimento adulto.