Os espectadores de Carnegie Hall aproveitaram o intervalo para formar pequenos grupos e trocar impressões. A algazarra foi, de súbito, interrompida pelo ruído de um disparo. Sobre Jan Tusar, o virtuoso do violino, que minutos antes, fizera vibrar nervosamente o seu instrumento, descera a serenidade da morte, provocada pelas suas próprias mãos. Nos bastidores, entre polícias vociferantes, personalidades em evidência na vida social e os constrangidos colegas do defunto, encontrava-se Tecumseh Fox, detective privado que se apercebeu, desde o início, de que algo não estava certo. Sucedem-se estranhos acontecimentos: duas testemunhas oculares alongam-se em depoimentos extravagantes; esfuma-se um segundo bilhete deixado pelo suicida; à volta do precioso Stradivarius de Tusar adensa-se o mistério e começam a surgir enigmáticas mensagens enviadas pelos Nazis. O caso ainda mais emaranhado se torna quando uma rara e valiosa peça do período Ming se converte no ponto central de um labirinto repleto de pistas falsas, em que a Paixão e o Crime espreitam a cada esquina.