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Sinopse
É com grande satisfação que apresento aos leitores esta obra notável, “
Venda Casada no Mercado Digital
”, de
Daniela Copetti Cravo
. Reconhecida por sua sólida formação acadêmica e pela brilhante trajetória profissional, a autora nos brinda com um trabalho de fôlego que é, ao mesmo tempo, profundo em suas reflexões teóricas e de grande utilidade prática para os operadores do Direito e para todos os que ocupam dos mercados digitais.
No livro, analisa-se como o tying (
venda casada
) e o bundling (
empacotamento
) são aplicados em
mercados digitais
, como, por exemplo, a inclusão de navegadores web em sistemas operacionais. Nos mercados digitais, a capacidade de integração e interoperabilidade de produtos tecnológicos torna as práticas de venda casada mais dinâmicas e menos evidentes. As autoridades de proteção do consumidor e de defesa da concorrência enfrentam desafios para adaptar regras tradicionais a essas novas realidades.
Discute-se com muita propriedade o
Digital Markets Act
(
DMA
), legislação editada pela União Europeia para combater as práticas de gatekeepers (controladores de plataformas digitais) que se valem da venda casada para limitar a competição e prejudicar consumidores. Analisa-se também, no que diz respeito ao
Brasil
, o Projeto de
Lei 2.768/2022,
no qual, sob a inspiração do
DMA
, busca-se regular o mercado digital, a partir de regras para evitar que grandes plataformas digitais abusem de sua posição de mercado.
O livro também aborda casos
práticos
, bem como o impacto da integração de
serviços digitais
nas escolhas dos consumidores, trazendo ricos exemplos da complexidade da era digital e deixando claro que, para garantir a livre concorrência e a
proteção do consumidor
, é necessário promover maior harmonização entre as esferas e as autoridades do
Direito da Concorrência
e do
Direito do Consumidor
. Além disso, o conceito de servitização, ou a integração de produtos e serviços em pacotes completos, também é debatido. Tudo a evidenciar a necessidade de revisões legislativas para lidar com os novos desafios trazidos pela
economia digital
.
É, portanto, uma honra e um privilégio apresentar ao público esta obra original e muito bem fundamentada em ampla bibliografia, que certamente se tornará uma referência para todos os que se interessam pelo
Direito da Concorrência
, pelo
Direito do Consumidor
e pela regulação dos
mercados digitais
.
Ricardo Villas Bôas Cueva
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786561202046 |
---|---|
Pré venda | Sim |
Peso | 280g |
Autor para link | COPETTI CRAVO DANIELA |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 23 x 16 x 1.1 |
Idioma | Português |
Amostra de conteúdo | Metabooks | https://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/db540d42b79b47f8a8e45a1504fb17ac?access_token=b44a17d6-3135-458b-b486-f2fbb39c12c5 |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 192 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2025 |
Código Interno | 1125003 |
Código de barras | 9786561202046 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | COPETTI CRAVO, DANIELA |
Editora | FOCO EDITORA |
Sob encomenda | Não |