Violência Doméstica e a Cultura da Paz tem por objetivo discutir o problema da violência doméstica em suas múltiplas facetas. A obra é resultado de discussões e trabalhos apresentados durante a V Jornada Paulista de Terapia Familiar, APTF pela Paz, promovida pela Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF).
A obra inicia com o testemunho de Maria da Penha, nacionalmente conhecida por sua luta em tornar público esse tipo de violência, o que resultou na lei brasileira contra a violência da mulher, batizada com o seu nome.
Dentre os assuntos abordados estão: Conceitos básicos sobre a violência familiar, contextualização social e escolar das ocorrências de violência familiar, diversos artigos que abordam a violência em várias fases do ciclo vital familiar, técnicas de intervenção e apresentação de um curso sobre terapia de casais violentos.
Violência Doméstica e a Cultura da Paz certamente será de interesse do profissional que já atua na terapia familiar ou aquele profissional que tem interesse em trabalhar com pacientes que tenham sofrido algum tipo de violência doméstica.