Esta obra trata da violência escolar, fenômeno configurado como uma das principais preocupações sociais, por atingir a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes, justamente, na idade de formação de suas personalidades Assim, os objetivos deste, nos seus quatorze capítulos, ilustrados, ricos em falas e elas é proporcionar ao leitor a possibilidade de conhecer e analisar, como as escolas, traçam estratégias de enfrentamento da violência escolar, através das ações diretas dos seus gestores; as interfaces desta problemática com as unidades de apoio as escolas; e, o perfil do aluno tido como violento pela comunidade escolar Que se possa, também, fomentar a oportunidade de investigar e de instigar outros pesquisadores e autores a discorrerem, com ainda mais minúcias, sobre os conceitos e as gêneses de comportamentos sociais inadequados e das violências sociais, cumprindo com o intercâmbio de conhecimentos, sempre em conjunto com a sociedade, emergindo novos questionamentos balizados pelos aqui propostos, e, sobretudo, alternativas para a minimização do fenômeno, ressaltando as diferenças que coexistem com os processos de proteção ao infante e ao adolescente, ratificando o papel da escola enquanto espaço promotor de saúde e de educação.