Diante do atual cenário em que a humanidade se encontra, tornou-se premente que os educadores expressassem as diferentes perspectivas acerca das relações existentes entre os sujeitos e as situações; o perceber além da aparência dos fenômenos, como destaca Merleau-Ponty em seus percursos teóricos, ao revelar a confluência eu-mundo e a especificidade das relações conquistadas pelo sujeito que percebe e que reflete as experiências que vivencia.
A riqueza dessa obra, coordenada pela Prof. Dra. Elcie Salzano Masini renomada professora, pesquisadora e autora de inúmeros livros publicados sobre percepção, inclusão, aprendizagem, relação eu-outro, está na possibilidade de oferecer trabalhos de uma experiência de convívio compartilhada pelos participantes, professores de graduação e pós-graduação, autores das situações que intitula este trabalho.
Nesse sentido, esses autores revelam, em suas análises, a legitimidade do processo que cada um constrói do próprio mundo pelas percepções que vão fazendo através de ações e explorações do derredor, de movimentos e interações, desenvolvendo habilidades ao experienciar, organizar e compreender o mundo que se habita. Na perspectiva fenomenológica, destaca-se a confluência eu-mundo e a especificidade das relações conquistadas pelo sujeito que percebe, reafirmando que o “homem está investido nas coisas e as coisas estão investidas nele” (MERLEAU-PONTY, 2004, p. 23-24), de modo que sua verdade depende da complementação das verdades do outro.