Como manter-se limpo? Essa é uma questão que se estende pela vida inteira de um dependente químico. Diariamente ele terá que lidar com essa doença e estar alerta para os perigos de uma recaída. Aprender a ficar limpo não é difícil, mas leva tempo para ser automatizado e virar uma segunda natureza, até quando não se sentir mais ameaçado pelo fantasma de retornar ao uso de drogas.
Para iniciar sua jornada de ficar limpo todos os dias, você terá que se lembrar de investir em você, em sua vida, e não se distrair com coisas que tomem muito sua atenção. Mantenha o foco em você, principalmente no princípio, quando ainda se está muito vulnerável as drogas.
Em minhas internações para tratamento da dependência química eu percebi que havia uma lacuna entre o tratamento e o estar vulnerável de volta às ruas. Os dependentes estão à própria sorte assim que terminam um programa de recuperação. Por isso, o acompanhamento pós-tratamento é importantíssimo. Este período é o mais delicado, pois o indivíduo estará sujeito ainda a recaídas se não estiver assistido, fortalecido e contar com o apoio de especialistas da área de saúde mental e de grupos de ajuda mútua.
Há uma enorme demanda por tratamento e orientação na droga adicção no Brasil. Hoje, o Brasil tem 1 milhão e duzentos mil dependentes só em crack, que continua se alastrando como uma epidemia. Existem vários livros sobre a dependência química e sobre o dependente, e muito poucos para esclarecer a natureza da doença e dar sugestões de como buscar ajuda para tratá-la. Espero que esse livro possa chegar até esse nicho ainda intocado e que seja realmente de alguma ajuda e orientação ao dependente que ainda está preso à escravidão da droga.