Com apenas doze anos de idade, ela sai do interior e deixa para trás toda sua referência de vida: pai, mãe e irmãos. Sem nenhuma estrutura para comandar sua própria vida, embarca para cidade grande levando apenas a essência que formava sua personalidade. Para ela, a mudança era assustadora. Mas ela foi levada a acreditar que ali estava protegida do "mal" que atingia as meninas inocentes do interior do Brasil. É, mas o que é a vida senão um emaranhado de contradições?
Na capital, a mocinha lapida a estética, fica perceptível e atrai o primeiro amor de sua vida. Juntos, como todo adolescente, sonham, enfrentam preconceitos e vivem momentos incríveis. As circunstâncias os obrigam a se casarem. No casamento, passam por experiências tão dolorosas que só um amor verdadeiro é capaz de suportar. Dos momentos incríveis, os dois geram uma filha, a força que os ajuda a enfrentar os infortúnios que logo chegariam para destruir suas vidas. De forma trágica, aquele amor se foi, contrariando tudo o que sinalizava um casamento feliz e duradouro.
O tempo passa. E nessa passagem, mãe e filha penam seguindo por caminhos que não se alternam. Até que um dia, aquela jovem mãe resolve esquecer os dramas e de forma inesperada, um novo amor a leva para além dos sonhos. Juntos, atravessam fronteiras inimagináveis e formam uma família fora do comum.
Os detalhes dessa história real você encontra neste fabuloso manual de reflexão.