A gravidez é um momento único na vida das mulheres. O período envolve mudanças no corpo e alterações psicológicas. É importante a gestante conhecer e entender o que acontece com ela e com o bebê, e quais cuidados ter para um parto saudável.
Da concepção até o parto a mulher vive nove meses intensos de transformações. O corpo se adapta a toda semana para oferecer conforto e os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião – que na primeira semana mede aproximadamente 9 mm
e pesa 0,5 g e antes do parto chega a medir 50 cm e pesar 3 kg. As emoções ficam à flor da pele, consequência das alterações hormonais que, assim como a ansiedade e o medo, são comuns à todas.Apesar de as mudanças impressionarem mais as mamães de primeira viagem, a segunda ou terceira concepção está longe de ser igual, afinal, cada gravidez é única!
Para viver o melhor da gestação, os médicos indicam que os cuidados com a saúde comecem antes mesmo de se pensar em aumentar a família, mas, quando a notícia da chegada de um bebê vem sem avisar, a atenção se volta para dar início ao prénatal. Na rotina, consultas e exames acompanham mês a mês a evolução do bebê e a resposta do corpo da mãe para cada fase. Como suporte para o crescimento do filho, tudo que é saudável é liberado.
A recomendação é adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios – desde que liberados e com ressalvas – e manter o convívio social. Com essas atitudes benéficas e indicadas até mesmo após o parto, a mulher garante a boa saúde e consegue driblar desconfortos típicos da gestação, como enjoos, azia e a pré-eclâmpsia. Mas o bom é que tudo isso passa assim que o bebê nasce. E então, do parto até os primeiros dias com o filho nos braços, a maternidade se torna real.