Este não é um livro sobre como fazer um website. Sim, é isso mesmo! Não é um livro que fala sobre códigos, scripts ou linguagens de programação, nem tampouco trata de tutoriais de programas utilizados para o desenho das interfaces e produção de websites. As tecnologias mudam a cada dia e o que se utiliza hoje para produzir um site poderá não servir — e possivelmente não servirá — para projetos de daqui há alguns poucos anos. O foco aqui está nas questões e desafios que se mostraram permanentes nesses anos todos e que provavelmente permearão o dia a dia de quem produz websites, independentemente dos aspectos técnicos ou tecnológicos do futuro. Tratam-se dos desafios da Comunicação. O objetivo é demonstrar para profissionais iniciantes (desenvolvedores, designers, redatores etc), estudantes, aficionados pelo tema e, até mesmo, para os clientes que contratam as agências ou produtores independentes, como transformar os anseios do dono do site num produto que satisfaça suas expectativas e cumpra, com êxito, todos os objetivos que o site se propusera a alcançar. Aqui são mostrados os passos de cada processo, os desafios na produção e a formatação do conteúdo de modo que seja disposto de forma útil tanto para o internauta, quanto para o contratante deste desenvolvimento, trazendo benefícios para ambos.