A Síndrome do X Frágil (SXF) é uma perturbação do desenvolvimento que resulta de uma mutação do cromossoma X, sendo a forma mais comum de deficiência intelectual hereditária. As características cognitivas, comportamentais, linguagem e fala, relacionamento interpessoal e social e funções executivas são as que mais afetam na escolaridade das crianças com esta Síndrome.
Como os sinais e sintomas da SXF podem ser semelhantes a outros casos de atraso ou perturbação global de desenvolvimento, já que os sinais observados na criança com SXF se assemelham aos observados em crianças com suspeita de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) ou relacionados com a Deficiência Intelectual (DI) e devido a este fator é necessário o diagnóstico através do exame genético.
A literatura mostra que existe uma estreita relação entre a Síndrome do X Frágil e o Autismo e indicam-nos que grande parte das crianças com SXF, principalmente as de sexo masculino, apresentam características semelhantes ao autismo típico, apresentando as seguintes características: atraso na linguagem, ecolalia e discurso perseverante, contato visual pobre, movimentos estereotipados e dificuldades nas interações sociais.
A educação inclusiva é um processo contínuo que visa oferecer educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade e as diferentes necessidades e capacidades, sendo assim, para que se efetive o processo de inclusão destas crianças com SXF é necessário garantir o apoio educativo, disponibilizando recursos, serviços pedagógicos, recursos de acessibilidade ou outras adaptações necessárias.
Este livro irá levar o leitor a compreender como ocorre o processo de inclusão escolar nos anos iniciais de escolarização, em Portugal e no Brasil e ainda como o diagnóstico da Síndrome se tornou mais acessível e preciso nos últimos anos, é provável que muito mais crianças com SXF sejam identificadas no futuro próximo.