Quem conhece o Xadrez somente como jogo, um mero passatempo, vai poder conhecer, neste livro, seu outro território: o fértil campo da composição. Poderá verificar, na forma de questões, a resolver (problemas), finais de partidas imaginárias, de um jogo que, não obtido na partida real, é feito para provocar a emoção do belo. Irá conhecer, após tal gênero de problemas ("direto"), filiado ao jogo tradicional, o estranho "inverso", em que um bando obriga o outro a vencê-lo; o revolucionário "ajudado", que acaba com a habitual luta entre brancas e negras (estas ajudam aquelas ... a lhes dar mate); o "feérico", com peças exóticas (a "mágica", o "tanque", a "mobilizável"), o "lance máximo", os "reis siameses" - a produzirem a "estrela cintilante", o "quadrado passo a passo", a "ampulheta", a "reação em cadeia". Tomará conhecimento de um grande número de temas (dual e triplo evitados, half-pin e Grinshaw, correção negra e branca, Stocchi, Ruklis, Zagoruyko) e vários tipos de problemas (o clássico e o moderno; os de mate, mate virtual, sem mate e até - "um estranho no ninho" - o anti-problema). Conhecerá o outro Xadrez quem conhece o Xadrez somente como jogo.